domingo, 31 de julho de 2011

F-Commerce

Social Commerce: Como será o futuro do comércio online?

Que a internet está mudando todos já sabem. Isso não é novidade pra ninguém. Mas como prever as tendências? Como serão os negócios realizados online no futuro? Você já fez essa pergunta?

Um artigo de grande repercussão (wired 2010) anunciou: A WEB está morta. Vida longa a internet! O artigo explica claramente o porque as coisas estão mudando e como a nossa realidade atual está nos afastando do WWW tradicional já que ultimamente tudo parece se resumir a aplicativos.

O cenário atual mostra o Facebook como ‘a grande rede’ e já não é de hoje que os links patrocinados da rede social em questão são reconhecidos por sua relevância. Mas a verdade é que, não importa qual seja a rede disponível no futuro, a forma como o comércio online se comporta irá mudar.

Inovação e Praticidade: F-Commerce

Pra quem compra na internet o nome E-Commerce é mais que comum. E o que é F-Commerce? É bem simples na verdade: O E-Commerce evoluiu. Está se adaptando a nova realidade social online.

O F-Commerce surge como proposta de compra pelo Facebook. O termo FaceShop se torna mais comum a cada dia. Ainda não temos uma grande popularização, porém grandes marcas já estão com suas bandeiras fincadas no comércio social.

O lançamento do aplicativo Big Commerce para o Facebook, facilita a entrada da sua loja na rede.

E vale a pena? Vamos pensar no futuro:


Relevância nos links patrocinados não é algo novo. Já temos respostas relevantes nas pesquisas feitas de acordo com o termo digitado, porém, ao clicar no link de interesse, temos que sair do ambiente para encontrar o produto buscado. Se a compra for feita dentro desse ambiente, teremos uma mudança no cenário.

Imagine uma rede social com uma grande audiência aliada a uma boa análise semântica. Será algo do tipo:

Post no seu perfil do Facebook: “Minha TV quebrou. Que porcaria!”. Um f5 depois e voilá! Um link patrocinado com uma super promoção de TVs LCD aparecerá na lateral do seu perfil. E ai vem a pergunta: será que você vai resistir mesmo a esse ‘encanto’? Imagine que, nesse mesmo ambiente, você pode ter todas as informações do produto, especificações, vantagens, etc e de quebra um aviso: Compre com um click! E ai? Ainda resistirá?

Alguns casos de empresas que já tem seu Face Shop:

REDLEY
CANTAO
ENOTECA FASANO
RICHARDS
PEPPER


Mais Referências

MEU SHOPPING
Números do F-Commerce
F-Commerce: Você ainda vai comprar nele
Web Semântica – 10 exemplos para entender melhor
Web Semântica ou Web 3.0 – O que é e para que serve?

---------

Artigo originalmente escrito para VX Comunicação

---------

Nenhum comentário: