domingo, 24 de julho de 2011

Portfólio: Boas Práticas

O que realmente funciona?

Mostre o que realmente deve ser mostrado:

O importante em um portfólio é a qualidade e não a quantidade. Muitos designers tendem a pensar em quantidade, colocando, assim, diversos
trabalhos pouco ou quase nada significativos. Um único bom trabalho, que exalte as suas habilidades profissionais, vale mais do que cinco trabalhos que não estão diretamente relacionados à área em que deseja atuar.

Trabalhos acadêmicos

Está começando a sua carreira ou migrando da área gráfica para digital? Produza trabalhos acadêmicos! Projete, experimente, redesenhe sites. O trabalho acadêmico mostra a sua capacidade em criar ou melhorar interfaces. O importante é deixar claro que se trata de um
trabalho acadêmico, que não foi contratado pela marca X, mas que você pode fazer algo desse nível para uma outra marca Y, caso te contratem.

Opinião de amigos

Caso você tenha amigos trabalhando na área ou conheça alguém com um bom portfólio disponível para dar opinião, compartilhe suas ideias e peça sugestões. Em alguns casos, essa luz é o que falta para transformar um bom projeto em excelente.

Especialidades

No que você realmente é bom? O que você fez naquele projeto?
Normalmente as equipes de criação e desenvolvimento são formadas por várias pessoas. Você não tem que dar créditos para todos da sua equipe e transformar seu portfólio em um final de filme, mas é importante, principalmente para as agências, saber sua participação no projeto.

Conteúdo

É o mais importante. Fato!
O visual é importante sim, mas o conteúdo tem que estar presente, deve
ser relevante. Quais os objetivos desse projeto? O que você alcançou com ele? Quais foram os desafios e como você os contornou? Não precisa escrever uma longa história, apenas um breve resumo do que realmente importa. Agir estrategicamente conta muitos pontos para sua carreira.

Projete!

Defina bem as áreas do seu site. Faça um levantamento do seu conteúdo antes de simplesmente começar a layoutar. Um bom projeto diminui seu retrabalho. Perguntas como: Quais áreas quero criar? Qual será o tamanho das imagens exibidas? Como será a navegação pelos projetos:
Miniatura ou texto?

Inspiração:
---------

Artigo originalmente escrito para VX Comunicação

---------

Nenhum comentário: